domingo, 2 de fevereiro de 2014

Em busca de uma alimentação saudável

Antes de pesquisar sobre alimentação natural, eu tomava refrigerante como água!Pizzas,doces e salgados faziam parte do meu  dia a dia,sem falar na farinha d'água, então uma gastrite de antro,provocada por ingestão de produtos inadequados, me fez parar e pensar com a ajuda de um Gastro,sobre as consequências  dessa vida maluca e consumista que a gente leva.Não só do refrigerante vivia eu, mas do abuso de fast food e seus derivados.Confesso que não é fácil abrir mão de um sanduba,um frango frito com farofa e outros engordiet,mas tudo é uma questão de conscientização, disciplina e reeducação alimentar.Agora sem fazer uso deles,meu estômago vai muito bem obrigada e a saúde agradece!



O que são alimentos saudáveis?
Os alimentos saudáveis precisam ter um enfoque principal em resgatar hábitos alimentares regionais, estimulando o consumo de alimentos naturais com alto valor nutritivo

No esquema acima é mostrado a proporção de quantidade em que cada grupo de alimentos deve ser consumido
Uma alimentação saudável deve significar prazer e saúde. O enforque deve ser sobre alimentos produzidos na região, in natura e que possuam alto valor nutritivo. Os principais são:
  • Cereais, raízes e tubérculos: São ricos em carboidrato complexo que fornece energia para realizar as atividades do dia a dia e atividades físicas. Por isso, devem ser consumidos em maior quantidade todo dia.
          Exemplos: trigo, arroz, milho, centeio, cevada, aveia, pães, massas, batata, cará          inhame, mandioca.                                            
  • Frutas, verduras e legumes: São alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Mantendo a saúde e o bom funcionamento do organismo, devendo ser consumidos em grande quantidade durante o dia.        
Exemplos: maçã, banana, mamão, laranja, cenoura, beterraba, abobrinha, abóbora, pepino, agrião, cebola, acelga, couve, brócolis, aipo etc.


  •  Leguminosas: Ricos em proteínas vegetais, ferro e fibras. Mas, exigem atenção quando forem consumidos, devendo ser em menor quantidade que os anteriores.
Exemplos: feijão, lentilha, ervilha, soja, grão de bico etc.

  • Alimentos de origem animal: Esses também precisam ser ingeridos em menor quantidade. São alimentos ricos em cálcio e proteínas, essenciais para a manutenção da saúde, fortalecimento, crescimento e formação de pele, unhas, cabelo, dentes e ossos.                          
Exemplos: carnes (frango, peixe e carnes vermelhas), leite, queijos e iogurte.    

Veja que os alimentos saudáveis são gostosos, pelo menos são considerados assim pela maioria das pessoas e que, além da escolha, é preciso pensar bem na quantidade em que são ingeridos durante o dia.

                                                     ALIMENTOS NÃO SAUDÁVEIS
                                                 

Os alimentos que são considerados como não sendo saudáveis são os que estão nos seguintes grupos:
  • Açúcares: doces, balas, chocolates, sorvetes, refrigerantes, bolachas recheadas, chicletes etc.;
  • Gorduras: frituras, óleos vegetais, margarina, manteiga, fast food,maionese, requeijão etc.;
  • Com excesso de sal: alimentos industrializados, como salgadinhos, molhos e temperos prontos, sopas industrializadas etc.
Esses alimentos devem ser consumidos em pouquíssima quantidade, pois trazem riscos à saúde quando consumidos em excesso.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
http://www.brasilescola.com/saude-na-escola/conteudo/o-que-sao-alimentos-saudaveis.htm
                                                      

Nenhum comentário: