terça-feira, 4 de março de 2014

MEU AMIGO O LIVRO

                                                                                                                                                         
Desde criança,minha relação com os livros é de boa.Quem conhece minha família deverá dizer:"também tua mãe era professora!"É,confesso que a professora de Matemática,Regina Coeli,teve grande influência para que eu gostasse de ler,mas outras figuras como Mirtiz,Elza e Mercedes,minhas professoras do ensino fundamental,são tão culpadas quanto minha mãe.Grandes mulheres,grandes educadoras!Eu gostava muito e gosto até hoje de sentir a textura do livro e de seu cheiro peculiar,principalmente se for novo.Hummm como é gostoso aquele cheirinho.Fecha os olhos e abre um pra sentir.Experimenta!

Acredito que além da escola -ser bem alfabetizado faz a diferença- a família tem um papel muito importante,pois pode contribuir para esse despertar da criança, proporcionando viagens inesquecíveis. Lembro que nossa casa da Alcindo Cacela,as vezes parecia uma creche,eram vizinhos,primos,parentes e aderentes,sem falar nos alunos da professora Regina,que embarcavam nas viagens do faz de contas.Minha mãe e  vovó Zica, produziam uma contação de histórias,que sinto saudade até hoje.A minha preferida era da Matinta Perera,contada por vó Zica,que vivenciou uma situação com a Matinta,em suas andanças pelo interior das Ilha das Onças,aqui  do outro lado da baia do Guajará.

Tínhamos livros espalhados por todos os lugares.Eles sempre fizeram parte do cenário daquela casa grande e antiga.Aprendi a gostar deles,ao ver minha mãe estudando,dando aulas e manuseando-os como se fossem únicos exemplares.Estrategicamente,haviam em casa os almanaques,gibis com personagens carismáticos como Tio Patinhas,Pato Donald, Fantasma,Luluzinha que com o tempo substituí pelos irmãos Griim,Monteiro Lobato e outros.

Um dia descobri numa estante velha,um livro grande que tinha umas figuras fantásticas,pareciam pinturas,eram verdadeiras obras de arte.Foi amor a primeira vista.Por muitos anos,"Grandes Mestres da Pintura" foi o meu preferido,sendo substituído posteriormente, por outros que tinham mais letras do que figuras.Toda prosa,lia tudo,até bula de remédio rsrsrs como leio até hoje,sabe como é... pra não perder o costume... rsrsrs. E assim, descobri Mário Quintana,Vinícius, Eneida de Moraes e tantos outros que fizeram  minha vida mais feliz!


Na década de 80 formada em Arte Educação,com o apoio de minha falecida mãe,abrimos o "Criança Feliz"para trabalhar com a pre-escola e aperfeiçoamos o método Regina.Usando a estratégia dos gibis em nova versão,com livro próprio,pintura e desenho,alfabetizamos muitas crianças,despertando nelas o gosto pela leitura.Era maravilhoso,ver nossos pequenos lendo e levando livros emprestados para casa.Não precisa dizer que com minhas filhas eu fiz o mesmo e novamente deu certo.

Atualmente,tenho 2 netos Arthur (5 anos) e Amelie (3anos) e a história se repete,agora com a presença da turma da Mônica e acredite se quiser,também com a utilização do livro "Visagens e Assombrações  de Belém",do querido Walcyr Monteiro(em sua 5ª edição)o preferido de meus netos.Eles ainda não sabem ler,mas adoram ficar na cama,ouvindo as histórias amazônicas, folheando e vendo livros que falam da nossa cultura.Tem momentos,em eles brigam pela posse do livro,com direito a choro e empurrão entre os dois,que esqueço que sou educadora e a avó aparece com a "psicologia do chicote" - como dizia meu querido mestre Neder Charone e tudo se resolve. 

Lendas e mitos como Matinta Perera,A Moça do Taxi, Procissão das Almas,A Porca do Reduto do livro de Walcyr,assim como outras que fazem parte do folclore amazônico, já são velhas conhecidas do Arthur e da Amelie,antes que você me pergunte se o livro está inteiro,respondo que está inteirinho da silva.

Como arte educadora,tenho o dever de valorizar nossos mitos e lendas,assim como escritores do nível de Walcyr Monteiro,Eliana Barriga,Juraci Siqueira,que através de seus talentos e amor pela cultura paraense,contribuem para que ela não seja esquecida e substituída por esses super-heróis do cinema que invadiram nossa praia, nossas escolas,mas isso é papo para outra postagem.

O manuseio é outro fator importante,que deve-se trabalhar com a criança,para que ela passe a cuidar,  preservar e se preciso for,até fazer uma simples restauração,afinal acidentes acontecem.Caso algum livro fique"dodói "precisando dos cuidados dessa gente miúda,não pense duas vezes,faça o restauro tendo a criança como "médico assistente".O livro agradece!


                           
                                                 Amelie é fã da Matinta Perera.

                             
                                  Ela chama  o irmão e na santa paz leem a mesma história.

  Tá tudo muito,tá tudo muito bem,mas de repente... Amelie chora e faz um escândalo.
Ela quer o livro, de preferência em outra página!!
                                                                                                         
                                                     
   
    Depois de uma choradeira de ambas as partes,ela fica com o livro.E ele "amuado".

Ma um sorriso convincente...
   
     
E a  vontade de interagir fala mais alto.

               Finalmente,os dois passam  a ver a mesma página,mas narração é da Amelie.


                                        O próximo episódio só Deus sabe!Bjssss.                                                                

                         
                                                                

2 comentários:

Kadja disse...

Adorei mãe, ficou linda a história da dupla "Arthur e Amelie conosco ninguém pode"! Imaginei até o choro daqui!

VÂNIA DE CASTRO disse...

Eles são demais!